10 julho 2013

Flugelhorn Antoine Courtois

De todos os instrumentos que passaram por minhas mãos, nenhum me impressionou tanto quanto o Flugelhorn da Antoine Courtois. Foi amor a primeira vista mesmo se tratando de um instrumento usado. E o que mais impressiona é o que ele faz. Você assopra e o som sai, a resposta é super rápida, você não sente aquela 'resistência contrária' que alguns instrumentos costumam apresentar. Tanto nos graves quanto nos agudos o som sai de forma muito bem projetada, clara, nitida.

Toquei muito tempo com um parceiro num grupo de metais que tinha um Flugel da Getzen, também excelente. Mas ainda assim este se destaca muito no som e sobretudo no 'tocar'. Comparando com um carro você se sente dirigindo um super Porsche ou Ferrari, é potente, você SEM esforço tem controle das notas, o SOM sai! Um som lirico; uma mecanica tão macia e fácil, que fazer escalas, arpejos, entre outros se torna simplesmente fácil! A qualidade dos pistos é incrivel. Mesmo quando mal lubrificado eles vão bem. Além da durabilidade, em anos, sem oxidação, arranhos de mecanica, entre outros, mostrando uma grande qualidade de material e precisão na produção.

Quanto a experiência tive com 2 bocais. O 4 1/2 FL original da própria Courtois e um Denis Wick 2FL. São experiencias diferentes.
Com o 4 1/2 FL - um pouco pequeno para minha embocadura - é muito parecido com o bocal 7C da Bach mas com a garganta em V. Ele é muito flexivel muito mesmo, muito leve entre os intervalos de nota além de dar um grande ganho de resistencia e facilidade nos tons agudos. Ele mantem um som bem lirico, claro, talvez mais próximo do som desejado de uma bigband de jazz; não perde a característica do som de flugel, todavia, é um som ainda 'próximo do trompete'.

Com o 2FL da Denis Wick a experiência é tremendamente diferente. O bocal é extremamente confortável a embocadura, e apesar de ser extremamente fundo, (só de olhar lembra um bocal de trompa), ele não deixa a desejar na resistência e facilidade de trabalhar as notas e agudos. Mas o que mais surpreende neste bocal combinado a este instrumento é que ele se torna extremamente macio e flexível nas dinâmicas no sentido de você conseguir, sem dificuldades, expressar-se no som tudo o que quiser. Ele fica com um som extremamente profundo, aveludado e cheio, extremamente semelhante com o de trompas; uma projeção tão bela que muitos amigos, mesmo trombonistas, saxofonistas e outros admiraram o som, o instrumento. Todos que o tocaram quiseram comprá-lo e ficaram impressionados no primeiro contato. Cheguei até mesmo a tocar partituras de trompa com ele e não deixava a desejar, apenas não tem tamanha projeção quanto a trompa, e com o bocal 2FL fica difícil você chegar num FFF, mesmo soprando muito ar, eu conseguia o equivalente a um FF comparado a outros instrumentos.

Com muita dor no coração, me desfiz dele, o vendi, em prol de aprender e me aprofundar em tocar uma Trompa Francesa. Com qual espero conseguir me expressar ainda mais do que com esse Flugelhorn extraordinário. Mas fico muito triste, pois acredito que dificilmente conseguirei ter a oportunidade de tocar um instrumento tão extraordinário novamente.


Excelente acabamento.

Chave de afinação da 3ª pompa funciona rápido e sem engasgos.

Belo Brilho e trabalho dos pistos,

Almofadas de pano que abafa o barulho da digitação.

Campana com qualidade superior;

Campana é maior do que a de um Flugel comum.




Leadpipe com ajuste de afinação impecável

Mecânica dos pistos é inacreditável de tão leve, precisa e rápida com sistema de molas externas.

0 comentários: